O que a vovó tem a dizer sobre ética e boa educação?
Você já ouviu vovó dizer que não se deve fazer aos outros aquilo que você não quer que os outros façam a você? Pois é. Sua avó é uma sábia. Podemos reafirmar: Jamais faça aos outros aquilo que você não deseja para si mesmo. Essa postura é o ponto de partida da sabedoria prática e, portanto, também da ética profissional.
Outra dica importante da vovó é sempre manter a calma e a ponderação na hora de argumentar. Lembre-se, ninguém possui a verdade, ela é perspectiva. O diálogo serve para aprimorar o conjunto de pontos de vista a respeito de algo. Não se deve desrespeitar essa fonte inesgotável de sabedoria. Abra seus ouvidos para o que o outro tem a dizer. Como diz Lacan, não existe propriamente contradição, mas apenas pontos de vista complementares sobre a verdade. É comum tanto em grandes quanto em pequenas empresas encontrar divergências nas opiniões entre colegas de trabalho. Qual o problema? As divergências e conflitos nos ajudam a tomar decisões melhores.
Outras dicas da vovó! Aproveite, não é sempre que ela não está cochilando:
Outras dicas da vovó! Aproveite, não é sempre que ela não está cochilando:
· Vovó sempre insiste na boa educação! Cumprimente seus colegas e demais funcionários ao chegar e quando for embora. Isso é o cimento da vida social.
· Seja tolerante e flexível, mas pontue os pontos problemáticos, especialmente os comportamentos e as solicitações inadequadas. Isso gera respeito.
· Sempre respeite a privacidade de seus colegas e de qualquer um. Por isso, cuidado com as brincadeiras inconvenientes...
· Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões. Aliás, quais são os seus princípios?
· Controle seu mau-humor. Todos têm problemas e o ambiente de trabalho não é o melhor lugar para discuti-los. É mais recomendável uma boa e velha psicanálise. Acabe com esse preconceito de que só loucos buscam análise. Parece que é justamente o contrário. Vovó é quem diz:
- "Mais sábio aquele que interroga a si mesmo!"
- "Mais sábio aquele que interroga a si mesmo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário