Na pressa de abrir outro canal de vendas é que muitas marcas não entendem que as redes sociais, mídias sociais, são conceitos que surgiram para estabelecer relações sociais com as outras pessoas e não apenas para vender produtos ou serviços.
O objetivo de ter uma presença em algumas redes sociais, seja Facebook, Twitter, LinkedIn, ou qualquer outra, é abrir um canal de comunicação com o nosso destino ou seja outras pessoas com interesses comuns e estabelecer uma forma de interação entre elas.
As redes sociais ajudam a perceber o produto ou serviço, mas não se pode fazer isso do dia pra noite.
Recebi algumas perguntas de amigos que me questionavam “Por que minhas estratégias de mídia social não funcionam? O que eu faço de errado?” Eu vou tentar responder, mostrando alguns dos erros mais comuns cometidos por marcas que estão começando com a mídia social.
- Não desperdiça o seu tempo pesquisando as especificidades de cada rede. Entra de cabeça e tenta vender seus produtos a qualquer custo.
- A maioria do conteúdo online é de qualidade duvidosa, por que desperdiçar tempo para escrever um bom conteúdo? Enviamos nosso “catálogo on-line” ou qualquer outra coisa e está bom demais.
- Envia um conteúdo para todas as partes e acham que todas as redes sociais são iguais, todas as pessoas irão ler o que você enviou.
- Envia um milhão de e-mails com ofertas especiais para todo o mundo, e fica na certeza que todos irão comprar.
- Acha que tem o melhor produto, deixa milhões de comentários, participa de todas as conversas (não importa o tema), apenas fazendo propaganda dos seus produtos, enchendo o local de discussão de suas particularidades.
- Se alguém reclama, você fica com raiva. “Vamos pensar a comunicação é livre!” Você tem que mudar sua mente a todo custo e lembrar que você está ali para ouvir opiniões de seus clientes e potenciais clientes.
- E se alguém deixar um comentário negativo? Você vai e o apaga como se nada tivesse acontecido. Lembre: Liberdade de Expressão.
- Não separa o seu negócio da sua vida pessoal.
- Não há necessidade de manter uma imagem consistente em todas as redes, você pode colocar uma foto aqui, na outra rede você coloca uma foto do seu animal de estimação e por aí vai. (Recomendo que leia o post O Avatar e a sua marca pessoal)
- Sem tempo para medir nada. ROI (Retorno sobre Investimento) nas mídias sociais, o que é isso? Por favor, aí já é demais.
Texto de Bruno de Souza.
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