Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

É fácil destruir uma Marca Utilizando as Redes Sociais: Quer saber como?

Todo mundo fala sobre mídias sociais, redes sociais, e muitas marcas se “lançam” nesses meios sem ter uma estratégia ou o que é pior, sem entender como esses meios sociais funcionam e acabam fazendo algumas coisas erradas.

Na pressa de abrir outro canal de vendas é que muitas marcas não entendem que as redes sociais, mídias sociais, são conceitos que surgiram para estabelecer relações sociais com as outras pessoas e não apenas para vender produtos ou serviços.

O objetivo de ter uma presença em algumas redes sociais, seja Facebook, Twitter, LinkedIn, ou qualquer outra, é abrir um canal de comunicação com o nosso destino ou seja outras pessoas com interesses comuns e estabelecer uma forma de interação entre elas.

As redes sociais ajudam a perceber o produto ou serviço, mas não se pode fazer isso do dia pra noite.

Recebi algumas perguntas de amigos que me questionavam “Por que minhas estratégias de mídia social não funcionam? O que eu faço de errado?” Eu vou tentar responder, mostrando alguns dos erros mais comuns cometidos por marcas que estão começando com a mídia social.
  • Não desperdiça o seu tempo pesquisando as especificidades de cada rede. Entra de cabeça e tenta vender seus produtos a qualquer custo.
  • A maioria do conteúdo online é de qualidade duvidosa, por que desperdiçar tempo para escrever um bom conteúdo? Enviamos nosso “catálogo on-line” ou qualquer outra coisa e está bom demais.
  • Envia um conteúdo para todas as partes e acham que todas as redes sociais são iguais, todas as pessoas irão ler o que você enviou.
  • Envia um milhão de e-mails com ofertas especiais para todo o mundo, e fica na certeza que todos irão comprar.
  • Acha que tem o melhor produto, deixa milhões de comentários, participa de todas as conversas (não importa o tema), apenas fazendo propaganda dos seus produtos, enchendo o local de discussão de suas particularidades.
  • Se alguém reclama, você fica com raiva. “Vamos pensar a comunicação é livre!” Você tem que mudar sua mente a todo custo e lembrar que você está ali para ouvir opiniões de seus clientes e potenciais clientes.
  • E se alguém deixar um comentário negativo? Você vai e o apaga como se nada tivesse acontecido. Lembre: Liberdade de Expressão.
  • Não separa o seu negócio da sua vida pessoal.
  • Não há necessidade de manter uma imagem consistente em todas as redes, você pode colocar uma foto aqui, na outra rede você coloca uma foto do seu animal de estimação e por aí vai. (Recomendo que leia o post O Avatar e a sua marca pessoal)
  • Sem tempo para medir nada. ROI (Retorno sobre Investimento) nas mídias sociais, o que é isso? Por favor, aí já é demais.
Texto de Bruno de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário