Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

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segunda-feira, 19 de julho de 2010

Etiqueta profissional - aspectos importantes.

Telefone

É uma ferramenta ideal para esclarecer mal-entendidos e explicitar com mais clareza suas posturas e idéias. Mas, é preciso cuidado!

· Seja cordial, porém objetivo. Vá direto ao assunto, após cumprimentar o seu interlocutor.

· Ao usar o recurso “viva-voz”, lembre-se que o que você e seu interlocutor falam poderá ser ouvido por todos os presentes.

· Não fale alto ao telefone, isso tira a concentração dos seus colegas de trabalho e os deixará irritados.

· Aliás, caso atenda um telefonema no aparelho do seu colega, procure ficar em pé e seja rápido. Evite invadir a mesa ou se instalar como se estivesse em seu lugar.

Reuniões

· Não chegue atrasado.

· Prepare-se para a reunião.

· Não seja afobado nas sugestões e perguntas.

· Não fique sussurrando com outro colega.

· Preste atenção nas perguntas e sugestões de seus colegas para não repeti-las ou ser surpreendido indevidamente depois.

· SEMPRE desligue o celular durante uma reunião.

· Caso não possa comparecer a uma reunião, comunique com antecedência que não poderá comparecer e avalie o nível de transtorno que isso poderá gerar para você e para os outros.

· Planeje bem quem deve participar da reunião e a ordem dos assuntos que serão tratados. O mais importante primeiro. Além disso, evite chamar pessoas que não deveriam estar presentes.

Convivendo em harmonia com o seu chefe 

Quase ninguém escolhe o chefe, correto? Ele pode ser homem, mulher, mais novo ou mais velho que você. Não é isso o que importa, mas sim que ele está ali para orientá-lo ou ajudá-lo em qualquer situação de trabalho. Pelo menos deveria ser assim. Por isso:

· Trate-o com respeito em qualquer ocasião. Por mais intima que seja a relação, nunca, mas nunca mesmo o desrespeite.

· Leve os problemas importantes e urgentes e também as possíveis soluções para o seu chefe. Mantenha-o informado, mas não a respeito de coisas irrelevantes!

· Saiba escutar o que ele tem a dizer. Você poderá analisar a mesma informação sob uma perspectiva diferente. No mesmo sentido, aceite as suas críticas. Lembre-se, a posição dele permite que ele enxergue coisas que às vezes você não enxerga.

· Seja pró-ativo e criativo. Discuta idéias novas que promovam benefícios para a organização.

· Seja positivo ao conversar sobre assuntos profissionais.

· Reconheça seus erros e procure entender os erros do seu chefe.

Relacionamentos Pessoais 

Muitas empresas não determinam regras para relacionamentos pessoais entre funcionários, mas algumas posturas podem ajudar o profissional a não se expor:

· Você pode ter um relacionamento com alguém da empresa, mas não namorar na empresa. Percebe a diferença?

· Os problemas particulares de um casal de colegas devem ser resolvidos fora da empresa. Evite especialmente discutir em público, seja por ciúme ou qualquer outra razão ligada aos relacionamentos afetivos. Lembre-se que esses "afetos" podem "afetar" seu relacionamento com o conjunto da empresa.

· Caso você venha a se envolver emocionalmente com seu superior imediato, é aconselhável que um dos dois mude de área. Há uma grande perda da objetividade necessária nessa relação entre chefia e funcionário no caso de um envolvimento. E pode surgir a suspeita de privilégios devido à relação. Melhor cortar o mal pela raiz. Nessa situação converse com o RH para que a situação seja resolvida da melhor maneira.

· E o principal, seja discreto. Sério, ninguém precisa saber de sua vida pessoal.

Rumores, fofocas: -"Estou fora!" 

· Rumores e fofocas se propagam com muita rapidez, não é mesmo? Pense: A pessoa que "espalha" uma fofoca pode contribuir para uma injustiça, como por exemplo, para a degradação da imagem de um colega. Mas, além disso, também prejudica a sua própria imagem profissional. Se você é fofoqueiro, de que mais é capaz?

· Evite falar de sua vida com as pessoas que você não conhece.

· Afaste-se de fofocas.

· Evite comentar rumores.

· Fique de olhos abertos para não se envolver em assuntos constrangedores.

· Seja discreto e educado em situações difíceis.

· Colabore para que seu humor não degrade o ambiente de trabalho.

· Não fale mal de colegas ou da empresa onde você trabalha para o mundo interno e externo. Essa prática apenas depõe contra você e pode virar um hábito involuntário e perigoso. Em entrevistas de emprego, por exemplo, os analistas observam se você fala mal da empresa em que trabalhou e deduzem que você fará a mesma coisa de novo. Já viu, né?

Aparência e essência 

Certo, você é muito competente! "Intrinsecamente" competente! Sim, claro, competência é importante, mas a maneira de se apresentar no ambiente profissional conta muito no modo como as pessoas vão nos julgar ao longo do tempo.

· Se você pretende ser uma pessoa de sucesso, ou quer manter o sucesso profissional, é aconselhável manter a aparência de uma pessoa de sucesso. De fato, a roupa de trabalho deve ser diferente das escolhidas para o final de semana ou lazer, pois ela simboliza a sua posição. A roupa usada pelo profissional deve ilustrar o conceito geral expresso pela empresa e a credibilidade do cargo ocupado pela pessoa. Lembre-se do conselho do sábio Gracián: -"Não basta ser, é preciso parecer"!

· Cuide da higiene pessoal! Desculpe se mencionamos isso, mas tome banho, por favor! Os odores chegam antes!

Estacionamento 

Falta de espaço nos estacionamentos é um problema urbano comum e as empresas sofrem com isso.

· Se puder, deixe o carro em casa. Caminhar faz bem, pegar carona é bom, e se na sua cidade o transporte coletivo for razoável, use-o. O planeta agradece.

· Mas, se você usar o carro, seja responsável. Cuidado ao estacionar e abrir a porta de seu carro. Lembre-se: muitas vagas são próximas umas das outras e você pode bater no carro de um colega.

· Não discuta com manobristas ou seguranças, se não quiser se frustrar ou arrumar problemas. Caso você tenha queixas ou sugestões, entre em contato com a área responsável. O desgaste é menor e a queixa poderá ser ouvida sem a necessidade de briga. Pessoas inconsequentes ou mal-educadas não costumam receber críticas muito bem...

· Se não existirem mais vagas de estacionamento interno, não forme filas na porta do estacionamento, pois as vagas não se multiplicam por "geração espontânea". Paciência, é melhor e mais civilizado procurar outro lugar para guardar seu carro. Além de se atrasar para o trabalho, você também pode atrapalhar os colegas e outros motoristas e pedestres.

· Essa dica é básica: Por favor, respeite o limite de velocidade. Pense que você não está sozinho no mundo. Vamos compartilhar com segurança?

· Lembre-se: o carro é um espaço em que muitas vezes o pior do ser humano aparece. Antes de xingar alguém no trânsito, pense que pode estar ocorrendo algum problema fora do controle do outro motorista.

Restaurante 

· Não demore demais na escolha do prato quando estiver num buffet. Mesmo que você não tenha pressa nenhuma, perceba que atrás de você existem mais pessoas que também precisam almoçar e podem não ter todo o tempo do mundo! Além disso, preste atenção nessas outras dicas:

· Cuidado ao manipular bandejas. Podem existir pessoas ao seu redor e você pode criar confusão se esbarrar a bandeja nelas. Se provocar um acidente qualquer, por favor, peça desculpas. Não interessa quem é culpado, a boa educação vem antes.

· Ande de acordo com o fluxo nas filas de pesagem, pagamento, devoluções das bandejas ou pratos. Pode parecer meio mecânico, mas funciona.

· Peça e pegue apenas o necessário para uma boa alimentação. Não exagere, e muito menos desperdice. Desse modo, o planeta e a sua saúde agradecem!

· Evite impedir o fluxo de pessoas nos corredores dos restaurantes, entre as mesas e outros lugares de passagem. As pessoas atrás de você precisam circular.

· Se possível, evite conversar por muito tempo na mesa de um restaurante cheio. Outras pessoas podem estar procurando mesas com a comida esfriando em suas bandejas. Se você quer e tem tempo para bater um "papinho", procure um local que não exija o fluxo das pessoas.

· Separe o material reciclável e faça o descarte nos recipientes adequados disponíveis. Pense que é no cotidiano que os hábitos se formam! Se a cada vez pensarmos e agirmos de modo sustentável, o planeta será mais sustentável.

Banheiro 

· Evite molhar o chão do banheiro quando for escovar os dentes.

· Não jogue cabelos dentro da pia ou do vaso sanitário.

· Utilize o cesto de lixo para descarte de absorventes e papel higiênico, pois eles podem entupir o vaso.

· Do mesmo modo, não jogue papel no chão.

· S-e-m-p-r-e use a descarga.

· Aos meninos: -"Não faça xixi fora do vaso"...

Elevador

· Alguns elevadores estão programados para não pararem no andar caso ele esteja com a sua capacidade de peso no limite máximo. Se o elevador parou no seu andar e aparenta estar lotado, peça para as pessoas darem um passo para trás. Se ele parou é porque ainda tem capacidade.

· Não aperte os dois botões (subir e descer). Pressione apenas o botão que corresponda à direção que você quer ir. Vovó detesta quando você faz isso, porque pensa no desperdício de tempo que essa ação produz em nosso cotidiano.

· Não bloqueie a porta dos elevadores. Libere espaço para a entrada e saída de pessoas. Não é isso o que você gostaria na posição inversa, isto é, quando você quer sair do elevador?

· Não segure a porta do elevador para terminar um assunto ou esperar um colega. Não devemos usar espaços públicos como se fossem espaços privativos.

· Não fale alto no interior do elevador ou em qualquer espaço público. Seja perceptivo. O que você está falando interessa a todos? Você quer um microfone?

· Aliás, cuidado com o que você fala no interior do elevador. Você pode ser mal-interpretado e o que você diz pode correr mundo...

Dicas como esta e um pouco de bom senso fazem uma maravilha com sua imagem pessoal!

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