Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Negócios.com

Como o universo virtual se tornou um canal promissor para alavancar sua empresa
Fonte: Gestão e Negócios
Por Flávia Ghiurghi
(Trecho da matéria)

Segundo dados da comScore, o uso de redes sociais pelos internautas no Brasil só perde para as ferramentas de buscas, ficando à frente de serviços como e-mail e de mensagens instantâneas. De acordo com o relatório, 85,5% dos internautas brasileiros realizam buscas pela web, enquanto 81,9% acessam redes sociais, 78,9% fazem uso de correio eletrônico (e-mail) e 78,8%, de sites de entretenimento. Segundo a comScore, o número de usuários ativos de web no Brasil totalizou 34,24 milhões em fevereiro, crescimento de 20% em relação aos 28,6 milhões registrados em fevereiro de 2009. Enquanto, globalmente, cada usuário ficou on-line, em média, 22,6 horas em fevereiro, no Brasil esse índice foi de 26,4 horas.

Os números confirmam que a internet se tornou um dos negócios mais promissores do Brasil, seja para investir no e-commerce, ou em ações de marketing digital - evidenciando a segmentação, personalização e mensuração para aumento do volume de vendas -, seja em search marketing - que envolve links patrocinados e busca orgânica -, dentre outras inúmeras possibilidades que este canal proporciona. A atuação on-line propicia vantagens como mensuração de todas as ações e resultados, interação direta com o público-alvo, ausência de limites geográficos, possibilidade de empresas pequenas poderem concorrer com as grandes, além do próprio fato de que a adoção de estratégias no meio virtual é uma tendência mundial e inexorável.

Além disso, a grande vantagem da internet é atender a um público infinitamente maior do que ao de uma loja física. “O meio virtual é, nos dias de hoje, a melhor forma de divulgar produtos, serviços e ações, já que as possibilidades de negócios são infinitas, desde que haja um bom trabalho de marketing virtual”, reforça o diretor da consultoria para e-commerce Agência Vibe, Robson Tavarone. “Para os negócios on-line, não há fronteiras territoriais ou de tempo. Seu consumidor pode te encontrar, estando em qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, os empreendedores on-line contam com ferramentas dinâmicas que facilitam e agilizam seus negócios com eficiência e segurança. Mas, vale lembrar que o mundo digital não é 100% tecnologia. A inteligência e a criatividade do ser humano são fundamentais para o sucesso das ações e estratégias”, complementa o diretor-presidente da DinheiroMail no Brasil, Marcos Bueno.

Para o diretor da PortCasa, Natan Sztamfater, com as empresas de logística crescendo a cada dia, os negócios virtuais têm a possibilidade de entregar seu produto em 100% no território brasileiro, já no meio físico a loja limita-se a atender seu bairro e no máximo a sua cidade. “Acredito que a internet sempre será uma boa aposta complementar a qualquer tipo de negócio, basta saber se a empresa em questão já está preparada para iniciar suas operações on-line.”

Existem diversas formas de utilizar a internet como ferramenta de negócios, desde divulgar uma marca por meio de redes sociais, até desenvolver um site completo de comércio eletrônico com banners de promoções. Empresas de qualquer segmento podem alavancar seus resultados com ações na internet. No entanto, como em qualquer estratégia de negócios, o grande segredo é realizar um planejamento antes de iniciar as ações. “Um bom planejamento de marketing digital é exatamente igual a um plano de negócios off-line: envolve pesquisa de mercado (pesquisa de concorrentes e de consumidores), definição estratégica das ações, monitoramento e métricas”, avalia o diretor de criação da Publiweb - Marketing e Consultoria Digital, Conrado Adolpho.
O CEO da Cadastra, agência de search engine marketing, Thiago Bacchin, aponta quatro pilares básicos que uma empresa precisa para comunicar- se com sucesso na internet: SEO - busca orgânica, links patrocinados, e-mail marketing e Social Media Marketing (SMM). “Estas quatro iniciativas são as mais importantes devido à qualidade das visitas, receita e ROI que proporcionam. Apenas SMM acaba gerando resultados menos perceptíveis em curto prazo, porém indispensáveis nos tempos atuais de internet pré-3.0.” Bacchin defende também que uma presença na internet envolve muitos outros aspectos que podem interferir positivamente ou negativamente nas iniciativas de marketing on-line. “Algumas decisões podem afetar o sucesso dos próximos anos de uma marca na internet. Se a empresa escolher uma plataforma de gestão de conteúdo (CMS) pouco amigável às boas práticas de SEO – o que muitas vezes acontece por falta de informação - será muito difícil aplicar um projeto de SEO de modo a tornar a empresa bem ranqueada nos resultados orgânicos posteriormente.”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário