O QUE É?
Trata-se de uma palestra baseada na pesquisa desenvolvida para um curso à distância promovido pela FIEP e escrito pelo Dr. Eduardo Ribeiro da Fonseca, que estará disponível em breve na Internet. O processo de pesquisa foi iniciado em 2007 e a redação do curso foi finalizada em fevereiro
APRESENTAÇÃO
Marshall McLuhan é considerado o grande teórico das mídias sociais. Segundo ele, “toda inovação tecnológica arrasta consigo mudanças análogas”. [1] Elas ocorrem no interior da sociedade em função da necessidade de lidar com os novos fatos que produzem uma “onda de choque” em nossa realidade cotidiana.
Certamente, as Redes Sociais da Internet são um grande exemplo dessa profunda necessidade de adaptação às novas tecnologias de comunicação.
É indispensável aprender a lidar com as mudanças provocadas pelo avanço desses meios digitais de comunicação. Como fazer isto?
Um meio disponível é desenvolver nossa consciência sobre os modos mais adequados de interagir com outras pessoas no universo virtual, reduzindo ao máximo o impacto da falta de privacidade na comunicação e da perda de controle dos registros que fazemos na Web. Nós esquecemos facilmente o que dizemos, mas a Internet não. Trata-se de considerar os perigos inerentes ao meio para obter uma navegação mais proveitosa.
A percepção e a sensibilidade humanas se prolongam através dos meios tecnológicos e se modificam ao contato com as novidades da técnica. Isso produz resultados que num primeiro momento são imprevisíveis.
Nas Redes Sociais da Internet, nós não somos apenas usuários passivos, mas também comunicadores interconectados com outros comunicadores. E, segundo Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, não há escapatória: “Para que possamos ser bem-sucedidos neste século, precisaremos estar mais conectados e ter uma noção melhor da origem das outras pessoas e do fato de estarmos todos interligados”. [2]
Isso nos leva à importante questão da atitude ética do profissional no ambiente interativo. Nele, cada um de nós está inevitavelmente exposto, pois não podemos controlar com precisão o efeito de nossas palavras nos outros, nem podemos garantir que a nossa privacidade será preservada. O limite entre o pessoal e o profissional pode ser rompido com grande facilidade e isso pode resultar em grandes dores de cabeça para o usuário desatento.
Deste modo, a falta de prática e de reflexão de muitos usuários de redes tais como o Facebook vem produzindo estragos não apenas nas suas vidas pessoais, mas também nas suas vidas profissionais.
[1] MCLUHAN, Marshall e FIORE, Quentin. Guerra y Paz en la Aldea Global. Barcelona: Ediciones Martinez, 1971, p. 43.
[2] TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010, p.71
QUAIS OS OBJETIVOS DA PALESTRA?
Segurança de redes: De acordo com Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs, ocorre atualmente um crescimento considerável na participação em redes sociais. Com este crescimento, estas plataformas tornam-se mais atrativas aos cibercriminosos. Segundo o estudo, divulgado no início deste ano, os sites das redes sociais serão os mais afetados por ataques em 2011, devido à rapidez na troca de informações. O uso de URLs reduzidas em sites como o Twitter faz com que seja mais fácil para os cibercriminosos mascarar sites mal-intencionados e direcionar usuários para eles. O aumento no número de ataques por meio de redes sociais se deve a popularização desses sites.
Trata-se de uma palestra baseada na pesquisa desenvolvida para um curso à distância promovido pela FIEP e escrito pelo Dr. Eduardo Ribeiro da Fonseca, que estará disponível em breve na Internet. O processo de pesquisa foi iniciado em 2007 e a redação do curso foi finalizada em fevereiro
APRESENTAÇÃO
Marshall McLuhan é considerado o grande teórico das mídias sociais. Segundo ele, “toda inovação tecnológica arrasta consigo mudanças análogas”. [1] Elas ocorrem no interior da sociedade em função da necessidade de lidar com os novos fatos que produzem uma “onda de choque” em nossa realidade cotidiana.
Certamente, as Redes Sociais da Internet são um grande exemplo dessa profunda necessidade de adaptação às novas tecnologias de comunicação.
É indispensável aprender a lidar com as mudanças provocadas pelo avanço desses meios digitais de comunicação. Como fazer isto?
Um meio disponível é desenvolver nossa consciência sobre os modos mais adequados de interagir com outras pessoas no universo virtual, reduzindo ao máximo o impacto da falta de privacidade na comunicação e da perda de controle dos registros que fazemos na Web. Nós esquecemos facilmente o que dizemos, mas a Internet não. Trata-se de considerar os perigos inerentes ao meio para obter uma navegação mais proveitosa.
A percepção e a sensibilidade humanas se prolongam através dos meios tecnológicos e se modificam ao contato com as novidades da técnica. Isso produz resultados que num primeiro momento são imprevisíveis.
Nas Redes Sociais da Internet, nós não somos apenas usuários passivos, mas também comunicadores interconectados com outros comunicadores. E, segundo Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, não há escapatória: “Para que possamos ser bem-sucedidos neste século, precisaremos estar mais conectados e ter uma noção melhor da origem das outras pessoas e do fato de estarmos todos interligados”. [2]
Isso nos leva à importante questão da atitude ética do profissional no ambiente interativo. Nele, cada um de nós está inevitavelmente exposto, pois não podemos controlar com precisão o efeito de nossas palavras nos outros, nem podemos garantir que a nossa privacidade será preservada. O limite entre o pessoal e o profissional pode ser rompido com grande facilidade e isso pode resultar em grandes dores de cabeça para o usuário desatento.
Deste modo, a falta de prática e de reflexão de muitos usuários de redes tais como o Facebook vem produzindo estragos não apenas nas suas vidas pessoais, mas também nas suas vidas profissionais.
[1] MCLUHAN, Marshall e FIORE, Quentin. Guerra y Paz en la Aldea Global. Barcelona: Ediciones Martinez, 1971, p. 43.
[2] TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010, p.71
QUAIS OS OBJETIVOS DA PALESTRA?
- Divulgar os principais aspectos abordados no Curso, conscientizando as pessoas sobre o poder de propagação da informação nas redes sociais da Internet.
- Debater as questões relacionadas a privacidade e segurança das informações nas redes sociais.
- Sensibilizar os profissionais (de qualquer área) para os aspectos éticos da participação em redes sociais, e, especialmente provocar uma reflexão profunda sobre os riscos ligados às informações que detemos e também os riscos vinculados à nossa imagem profissional.
- Possibilitar o conhecimento de casos práticos em que profissionais importantes e famosos conheceram o "lado negro da força", isto é, aquelas situações eticamente condenáveis resultantes da confusão entre o espaço público e o espaço privado, o que é, justamente, uma das principais características desses novos e devastadores meios de comunicação.
- Promover o conhecimento das pesquisas recentes (realizadas ao longo do biênio 2010-2011) relacionadas à propagação das redes sociais, sua utilização e seu impacto junto às empresas e profissionais.
- Conscientizar os participantes acerca dos aspectos legais (especialmente o que diz o artigo 482 da CLT) vinculados à participação de profissionais nas redes sociais de Internet.
- Argumentar que é importante que as empresas desenvolvam uma política específica relacionada ao uso das redes sociais, evitando a proibição, mas criando regras específicas, como existem para outras situações.
POR QUE O TEMA É IMPORTANTE?
Privacidade: A maioria das pessoas não pensa muito antes de fazer comentários ou postar informações de caráter pessoal ou profissional nas redes sociais, baseadas na ilusão da privacidade. Apesar das políticas de privacidade dos sites, não existe informação em rede 100% segura. Os estragos à imagem de empresas, ou a divulgação indevida de informações corporativas têm sido a marca desses novos tempos, pois as empresas só podem controlar até certo ponto o que é dito a respeito delas e as informações veiculadas nas redes sociais têm caráter viral. "A linguagem é um vírus" (W. Burroughs)
Desperdício de tempo: No Brasil não temos dados precisos sobre desperdício de tempo de profissionais na utilização exagerada das redes sociais. Porém, uma pesquisa divulgada em 2010 pelo My Job Group diz que, no Reino Unido, 16 bilhões de libras anuais são desperdiçadas em função do uso indiscriminado de redes sociais durante o horário de trabalho. De acordo com o estudo, mais de 2 milhões de trabalhadores gastam mais do que uma hora por dia de seu tempo de trabalho em atividades particulares em redes sociais. Considerando que a aderência dos brasileiros às redes é maior do que em outros países, estima-se que o problema seja bem mais sério por aqui.
Essas, entre outras razões, justificam a relevância da palestra para todas as empresas brasileiras.
QUAL A DURAÇÃO DA PALESTRA?
Versão integral: 2 horas.
Versão reduzida: 1hora.
COMO CONTRATAR?
Manifeste seu interesse através do e-mail desse Blog ou do celular (41) 8413.2289.
QUER LER MAIS A RESPEITO?
Em nosso blog divulgamos muitas outras informações e matérias da mídia relacionadas ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário