Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

domingo, 25 de abril de 2010

Postura profissional (4): O teste da Vovó.


Gostou dos 3 comentários da Vovó sobre "postura profissional"? O que ela diz pode parecer trivial, mas será que as pessoas conhecem mesmo o trivial? Faça um teste e veja se o que ela diz é seguido por você. Seja autocrítico. 
Cada item abaixo vale 10 pontos. Se você completar menos de 70 pontos, vovó vai ficar preocupada com você! Para ter os dez pontos precisa fazer tudo o que ela diz. Sete pontos se predominar o que ela diz. Cinco pontos se faz tudo pela metade. Três pontos para o razoável. E zero para quem não tem noção de "etiqueta profissional da Vovó". 


Telefone (10 pontos)


É uma ferramenta ideal para esclarecer mal-entendidos e explicitar com mais clareza suas posturas e idéias. Mas, é preciso cuidado! 


·        Seja cordial, porém objetivo. Vá direto ao assunto, após cumprimentar o seu interlocutor.
·        Ao usar o recurso “viva-voz”, lembre-se que o que você e seu interlocutor falam poderá ser ouvido por todos os presentes. 
·        Não fale alto ao telefone, isso tira a concentração dos seus colegas de trabalho e os deixará irritados. 
·         Aliás, caso atenda um telefonema no aparelho do seu colega, procure ficar em pé e seja rápido. Evite invadir a mesa ou se instalar como se estivesse em seu lugar.


Reuniões (10 pontos)

·        Não chegue atrasado.
·        Prepare-se para a reunião.
·        Não seja afobado nas sugestões e perguntas.
·        Não fique sussurrando com outro colega.
·        Preste atenção nas perguntas e sugestões de seus colegas para não repeti-las ou ser surpreendido indevidamente depois.
·        SEMPRE desligue o celular durante uma reunião.
·        Caso não possa comparecer a uma reunião, comunique com antecedência que não poderá comparecer e avalie o nível de transtorno que isso poderá gerar para você e para os outros.
·        Planeje bem quem deve participar da reunião e a ordem dos assuntos que serão tratados. O mais importante primeiro. Além disso, evite chamar pessoas que não deveriam estar presentes.

Convivendo em harmonia com o seu chefe (10 pontos)

Quase ninguém escolhe o chefe, correto? Ele pode ser homem, mulher, mais novo ou mais velho que você. Não é isso o que importa, mas sim que ele está ali para orientá-lo ou ajudá-lo em qualquer situação de trabalho. Pelo menos deveria ser assim. Por isso:


·        Trate-o com respeito em qualquer ocasião. Por mais intima que seja a relação, nunca, mas nunca mesmo o desrespeite. Vovó seguiu essa regra a vida inteira e nunca teve do que reclamar. Aliás, ela recomenda especial atenção na frente de outras pessoas. Pois, nesse caso, você o estará expondo. Veja, mesmo assim, pode ocorrer a situação em que ele se sinta desrespeitado. Ouça-o. Veja no que pode melhorar!
·        Leve os problemas importantes e urgentes e também as possíveis soluções para o seu chefe. Mantenha-o informado, mas não a respeito de coisas irrelevantes!
·        Saiba escutar o que ele tem a dizer. Você poderá analisar a mesma informação sob uma perspectiva diferente. No mesmo sentido, aceite as suas críticas. Lembre-se, a posição dele permite que ele enxergue coisas que às vezes você não enxerga.
·        Seja pró-ativo e criativo. Discuta idéias novas que promovam benefícios para a organização.
·        Seja positivo ao conversar sobre assuntos profissionais.
·        Reconheça seus erros e procure entender os erros do seu chefe.

Relacionamentos Pessoais (10 pontos)


Muitas empresas não determinam regras para relacionamentos pessoais entre funcionários, mas algumas posturas podem ajudar o profissional a não se expor:


·        Você pode ter um relacionamento com alguém da empresa, mas não namorar na empresa. Percebe a diferença?
·        Os problemas particulares de um casal de colegas devem ser resolvidos fora da empresa. Evite especialmente discutir em público, seja por ciúme ou qualquer outra razão ligada aos relacionamentos afetivos. Lembre-se que esses "afetos" podem "afetar" seu relacionamento com o conjunto da empresa.
·        Vovó acha que caso você venha a se envolver emocionalmente com seu  superior imediato, é aconselhável que um dos dois mude de área. Há uma grande perda da objetividade necessária nessa relação entre chefia e funcionário no caso de um envolvimento. E pode surgir a suspeita de privilégios devido à relação. Melhor cortar o mal pela raiz. Nessa situação converse com o RH para que a situação seja resolvida da melhor maneira.
·        E o principal, seja discreto. Sério, ninguém precisa saber de sua vida pessoal.

Rumores, fofocas: -"Estou fora!" (10 pontos)

·         Rumores e fofocas se propagam com muita rapidez, não é mesmo? Pense: A pessoa que "espalha" uma fofoca pode contribuir para uma injustiça, como por exemplo, para a degradação da imagem de um colega. Mas, além disso, também prejudica a sua própria imagem profissional. Se você é fofoqueiro, de que mais é capaz? 
·        Evite falar de sua vida com as pessoas que você não conhece.
·        Afaste-se de fofocas.
·        Evite comentar rumores.
·        Fique de olhos abertos para não se envolver em assuntos constrangedores.
·        Seja discreto e educado em situações difíceis.
·        Colabore para que seu humor não degrade o ambiente de trabalho.
·        Não fale mal de colegas ou da empresa onde você trabalha para o mundo interno e externo. Essa prática apenas depõe contra você e pode virar um hábito involuntário e perigoso. Em entrevistas de emprego, por exemplo, os analistas observam se você fala mal da empresa em que trabalhou e deduzem que você fará a mesma coisa de novo. Já viu, né?

Aparência e essência (10 pontos)


    Certo, você é muito competente! "Intrinsecamente" competente! Sim, claro, competência é importante, mas vovó lembra que a maneira de se apresentar no ambiente profissional conta muito no modo como as pessoas vão nos julgar ao longo do tempo.

·        Se você pretende ser uma pessoa de sucesso, ou quer manter o sucesso profissional, é aconselhável manter a aparência de uma pessoa de sucesso. De fato, a roupa de trabalho deve ser diferente das escolhidas para o final de semana ou lazer, pois ela simboliza a sua posição. A roupa usada pelo profissional   deve ilustrar o conceito geral expresso pela empresa e a credibilidade do cargo ocupado pela pessoa. Lembre-se do conselho da vovó: -"Não basta ser, é preciso parecer"! Aliás, ela não faz mais do que repetir os conselhos de Gracián e Schopenhauer. Você já leu os conselhos práticos desses dois brilhantes pensadores? Nunca é tarde... Nesse blog existem alguns posts sobre eles...
·        Vovó é tolerante e certamente não é preconceituosa, mas, porém, todavia, considera importante que você cuide da higiene pessoal! Desculpe se mencionamos isso, mas tome banho, por favor! Os odores chegam antes! 

Estacionamento (10 pontos)


    Falta de espaço nos estacionamentos é um problema urbano comum e as empresas sofrem com isso. Vovó já não dirige, mas se preocupa com os problemas resultantes da falta de vagas para tantos carros.

·        Se puder, deixe o carro em casa. Caminhar faz bem, pegar carona é bom, e se na sua cidade o transporte coletivo for razoável, use-o. O planeta agradece. 
·        Mas, se você usar o carro, seja responsável. Cuidado ao estacionar e abrir a porta de seu carro. Lembre-se: muitas vagas são próximas umas das outras e você pode bater no carro de um colega.
·        Não discuta com manobristas ou seguranças, se não quiser se frustrar ou arrumar problemas. Caso você tenha queixas ou sugestões, entre em contato com a área responsável. O desgaste é menor e a queixa poderá ser ouvida sem a necessidade de briga. Pessoas inconsequentes ou mal-educadas não costumam receber críticas muito bem...
·        Se não existirem mais vagas de estacionamento interno, não forme filas na porta do estacionamento, pois as vagas não se multiplicam por "geração espontânea". Paciência, é melhor e mais civilizado procurar outro lugar para guardar seu carro. Além de se atrasar para o trabalho, você também pode atrapalhar os colegas e outros motoristas e pedestres.
·        Essa dica é básica: Por favor, respeite o limite de velocidade. Pense que você não está sozinho no mundo. Vamos compartilhar com segurança?
·        Lembre-se: o carro é um espaço em que muitas vezes o pior do ser humano aparece. Antes de xingar alguém no trânsito, pense que pode estar ocorrendo algum problema fora do controle do outro motorista.

Restaurante (10 pontos)

·        Não demore demais na escolha do prato quando estiver num buffet.  Mesmo que você não tenha pressa nenhuma, perceba que atrás de você existem mais pessoas que também precisam almoçar e podem não ter todo o tempo do mundo! Além disso, preste atenção nessas outras dicas:
·        Cuidado ao manipular bandejas. Podem existir pessoas ao seu redor e você pode criar confusão se esbarrar a bandeja nelas. Se provocar um acidente qualquer, por favor, peça desculpas. Não interessa quem é culpado, a boa educação vem antes.
·        Ande de acordo com o fluxo nas filas de pesagem, pagamento, devoluções das bandejas ou pratos. Pode parecer meio mecânico, mas funciona.
·        Peça e pegue apenas o necessário para uma boa alimentação. Não exagere, e muito menos desperdice. Desse modo, Vovó, o planeta e a sua saúde agradecem!
·        Evite impedir o fluxo de pessoas nos corredores dos restaurantes, entre as mesas e outros lugares de passagem. As pessoas atrás de você precisam circular. 
·        Se possível, evite conversar por muito tempo na mesa de um restaurante cheio. Outras pessoas podem estar procurando mesas com a comida esfriando em suas bandejas. Se você quer e tem tempo para bater um "papinho", procure um local que não exija o fluxo das pessoas.
·        Separe o material reciclável e faça o descarte nos recipientes adequados  disponíveis. Pense que é no cotidiano que os hábitos se formam! Se a cada vez pensarmos e agirmos de modo sustentável, o planeta será mais sustentável.

Banheiro (10 pontos)

·        Evite molhar o chão do banheiro quando for escovar os dentes.
·        Não jogue cabelos dentro da pia ou do vaso sanitário.
·        Utilize o cesto de lixo para descarte de absorventes e  papel higiênico, pois eles podem entupir o vaso.
·        Do mesmo modo, não jogue papel no chão.
·        Como vovó sempre insiste: - "S-e-m-p-r-e use a descarga". 
·        E Vovó recomenda aos meninos: -"Não faça xixi fora do vaso"...

Elevador (10 pontos)

·        Vovó é muito perceptiva. Olha só essa dica: -"Alguns elevadores estão programados para não pararem no andar caso ele esteja com a sua capacidade de peso no limite máximo. Se o elevador parou no seu andar e aparenta estar lotado, peça para as pessoas darem um passo para trás. Se ele parou é porque ainda tem capacidade."
·        Não aperte os dois botões (subir e descer). Pressione apenas o botão que corresponda à direção que você quer ir. Vovó detesta quando você faz isso, porque pensa no desperdício de tempo que essa ação produz em nosso cotidiano.
·        Não bloqueie a porta dos elevadores. Libere espaço para a entrada e saída de pessoas. Não é isso o que você gostaria na posição inversa, isto é, quando você quer sair do elevador?
·        Não segure a porta do elevador para terminar um assunto ou esperar um colega. Não devemos usar espaços públicos como se fossem espaços privativos. 
·        Não fale alto no interior do elevador ou em qualquer espaço público. Seja perceptivo. O que você está falando interessa a todos? Você quer um microfone?
·        Aliás, cuidado com o que você fala no interior do elevador. Você pode ser mal-interpretado e o que você diz pode correr mundo...

E aí? Vovó quer saber quantos pontos você fez! Seja sincero...


<b>Vovó</b> moderna « Utilidade Pública, onde as notícias podem ser ou <b>...</b>

Nenhum comentário:

Postar um comentário