Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

domingo, 25 de abril de 2010

Ser espontâneo ou controlar a sua imagem?

Que tal ser espontâneo em geral, porém não fazer nada que prejudique a sua imagem? Não seria este o cuidado que você teria numa circunstância pública? No mundo ideal sim, porém, no mundo real as pessoas tendem a ser indiscretas, falarem demais, não medirem as consequências de seus atos.
Para não cair nesse grupo  de pessoas que confundem espontaneidade com exposição exagerada e nefasta, pense que é preciso simultaneamente desenvolver valores consistentes e por outro lado, saber divulgá-los.
Hoje já é de conhecimento de todos que ter uma boa imagem pessoal é extremamente importante. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e você precisa encontrar uma forma eficiente de expor suas qualidades e diferenciais. Uma boa solução para isso pode ser promover sua imagem nas redes sociais. Através delas você pode ter contato direto com empresas, marcas e profissionais experientes que talvez possam em algum momento serem úteis para o seu desenvolvimento profissional. 
Insisto que de nada vale mostrar uma imagem que não corresponda a uma efetiva e contínua autosuperação ou autodesenvolvimento.
O esmero em relação à imagem deve corresponder a um esmero em relação a si mesmo.
Isso envolve:
- Um aprimoramento da percepção  externa e da autopercepção ou senso íntimo;
- Capacidade de simplesmente escutar o que o outro lhe diz sem juizo prévio;
- Capacidade de responder incluindo pontos de vista novos, isto é, capacidade de acrescentar algo ao outro com a sua resposta.
Trata-se de aprimoramento contínuo, por isso não se preocupe excessivamente com detalhes ou com a perfeição, pois esta não existe. A harmonia e o aprimoramento do todo compensam pequenas imperfeições de forma e conteúdo humanos.
Através desse esforço, pode-se chegar a um ponto em que a espontaneidade caminhe junto com o esmero e o cuidado de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário