
O Brasil vai precisar superar muitos problemas estruturais para se tornar um país mais consistente. Uma coisa é a política, outra coisa é o Brasil real.
Nossos problemas mais graves estão nas áreas de distribuição de renda, energia, educação fundamental, preservação ambiental (o que envolve o problema das patentes relacionadas à flora brasileira) e níveis de corrupção elevados.
Não existe ainda no Brasil uma consciência de que os partidos políticos precisam de programas de médio e longo prazo. As decisões não podem ficar atreladas ao simples momento passageiro. Isso gera monstruosidades estruturais. Perdemos tempo com isso.
Ah, existe uma lista de políticos que votaram contra o "Ficha Limpa", que é a iniciativa popular mais interessante dos últimos tempos. Mostrou a capacidade de mobilização que a internet proporciona.
Esse é um dos melhores caminhos para a participação comunitária organizada e deve se tornar um termômetro muito sensível para o Congresso nas próximas legislações. O Brasil muda quando nós tomarmos o problema do crescimento sustentável e da justiça social nas nossas próprias mãos.
Boa semana a todos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário