Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Monitoramento de mídias sociais (Midia Bloom) - via André Trigueiro.

"Com o crescimento da comunicação online e interativa, muitas empresas já perceberam a importância de se fazerem presentes na rede e reconhecer o que está sendo falado na web.

Sendo assim, depois de prospectar o cliente é preciso dar início a fase do monitoramento, que possibilita identificar novas oportunidades de mercado, detectar falhas na comunicação da empresa, filtrar informações negativas, analisar a qualidade dos comentários da marca e, até mesmo, identificar possíveis melhorias para os produtos. No entanto, vale ressaltar que este é um trabalho contínuo, ou seja, um procedimento que será realizado antes e durante a campanha, a fim de acompanhar e mensurar os resultados.

Twitter, Blog, Orkut, Facebook, YouTube e LinkedIn, são as redes mais populares no Brasil e, por isso, as que agregam a maioria das campanhas realizadas por empresas brasileiras. Estas ferramentas, além de proporcionar interatividade entre seus usuários, conectam amigos, realiza contatos profissionais, possibilita a troca de informações e de experiências. Nelas os usuários atuam com liberdade para falar, reclamar e discutir todo o tipo de assunto: religião, futebol, política e há espaço para recomendações e orientações sobre produtos e marcas.

E, é justamente aí que começamos o monitoramento. Antes mesmo de dar início aos trabalhos nas Mídias Sociais precisamos reconhecer como a marca é vista pelos consumidores e quais os principais comentários e/ou reclamações feitas por eles.

Infelizmente nem todas as redes podem ser monitoradas através de aplicativos, algumas como o Orkut, o SlideShare e o Flickr precisam ser monitoradas manualmente, ou seja, através do search presente na própria rede. Outras, como Blogs, Twitter, Facebook e YouTube podem ser acompanhados através de ferramentas real time de monitoramento, algumas delas gratuitas e online.

Demarcar o terreno e apresentar os valores de uma campanha ainda é um trabalho complicado e muitas vezes questionado pelas empresas. Afinal, ainda não foi criada uma fórmula mágica capaz de comprovar a eficácia de atividades em mídias sociais. No entanto, para obter um resultado mais correto quanto a mensuração dos dados e escolher as principais métricas utilizadas nesta medição é necessário ter sempre em mente: “Qual é o meu objetivo?”. Desta forma ficará mais fácil observar os números que qualificam e validam o retorno das campanhas dentro das redes de relacionamento.

Tipos de Métricas
Visibilidade: Medidas que servem como base de comparação (número de visitações da página, número de visitantes únicos, número de textos ou tópicos em comunidades e blogs, quantidade de grupos e tempo de visitação e permanência por página)
Influência: Mede a capacidade de propagação da informação/conteúdo no ambiente da rede social junto a reputação do autor da mensagem. (Avaliação de canal ou conteúdo, quantidade de links apontados e a relevância destes links, quantidade de membros em um canal ou comunidade relacionada, quantidade de possíveis conexões)
Engajamento: Quantifica a participação nos meios sociais, em atividades nem sempre ligadas às mídias tradicionais. (Comentários e Trackbacks, porcentagem de preenchimento de perfis, quantidade de pessoas ativas na comunidade ou canal, frequência de publicação, menções por período, bookmarking)
Sentimento: Comentários e retuítes que apresentam a opinião do consumidor pela marca/produto/empresa."

Escrito por Sabrina Almeida.

Confira algumas ferramentas de monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário