Segundo Erik Qualman (profissional que é referência mundial em mídias sociais e autor do livro Socialnomics: Como a mídia social transforma a maneira como vivemos e fazemos negócios), a escolha da mídia social onde uma empresa fará campanhas e se comunicará com seu público, assim como o tipo de ações que irá promover, depende do produto que a companhia vende, para quem vende e onde vende. O autor palestrou, na manhã desta terça-feira (19), no 6º Fórum de Internet Corporativa, na Pucrs, em Porto Alegre.
Qualman disse que a eficiência de uma determinada mídia social depende do seu uso mais ou menos adequado : “Cada mídia social tem suas características e vantagens, e cada empresa deve avaliar seu mercado para saber qual impacto cada mídia social causará”, ponderou. Para ele, a presença de uma empresa nas mídias sociais é inevitável, uma vez que sua marca certamente aparecerá nelas. Ou seja, é melhor que a companhia esteja oficialmente representada no ambiente das mídias sociais, o que implica em mobilização de esforços abrangentes e que mudam o contexto da comunicação empresarial.
A questão: Como utilizar da melhor forma a ferramenta para se comunicar e vender mais?
Curiosidade: No Brasil, Qualman aposta no crescimento de adesão ao Facebook, que irá tirar do Orkut o posto de mídia social mais procurada em até dois anos, seguindo um movimento que ocorreu na Índia recentemente.
Para mim, isso também é bem claro. Já publicamos mapas e estatísticas no blog que comprovam as teses de Qualman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário