Penso que as conclusões da matéria deveriam ser complementadas por um comentário sobre o baixíssimo orçamento dedicado à Educação, os baixíssimos salários dos professores e as péssimas condições das escolas públicas brasileiras. Ninguém se sente bem entrando numa Instituição sucateada. Isso não valoriza o aluno ou a Escola. Hoje o professor é um "marginal integrado", pois apesar de sua formação não pode viver do que faz.
Existem dados da UNESCO que demonstram que a Escola Pública brasileira só consegue captar para as suas fileiras de professores ex-alunos que não tiveram destaque nos Ensinos Fundamental e Médio; o jovem professor é em geral uma pessoa de baixa renda, pois a profissão é considerada uma sub-profissão. E isso é muito errado. Pois as pessoas que vão eleger políticos daqui há uma década estão estudando agora com esses professores. É esta a formação que esperamos para o povo brasileiro?
Ao meu ver, as aposentadorias dos professores não deveriam ser mencionadas na matéria como desperdício de dinheiro, pois elas se referem a um salário-base muito baixo. Ninguém quer esse salário. Ou alguém se aventura a viver com oitocentos ou mil reais por mês?
Ou seja: ser professor num país que não valoriza os mestres é um exemplo de desperdício de talento, enquanto deveria ser o oposto. Ou vocês negam que os nossos filhos estudam em escolas brasileiras e que mesmo as particulares pagam mal também? E que a qualidade de ensino só piora ao longo dos anos devido a uma série de situações, inclusive os salários medíocres pagos aos professores? O professor não tem como investir em livros se mal pode por comida na mesa. Essa é uma situação para a qual devemos abrir os olhos.
Sr. Brasil, quer ser um País desenvolvido?
Pague aos professores um excelente salário. Vai atrair para o Setor grandes cabeças, grandes idéias e novas oportunidades.
Invista na infra-estrutura das escolas. Faça com que os alunos sintam orgulho de estudar.
Não permita que a Educação vire um mercado para escolas particulares por FALTA de boas escolas públicas.
Um abraço e bom final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário