Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

O não é sempre frustrante para quem o recebe? Lição 2

O grande escritor e moralista (nesse caso, alguém que escreve sobre moral) espanhol disse, em seu "Oraculo manual y arte de prudencia" (1653):

Saber dizer não

"Não se pode conceder tudo a todos. Dizer não é tão importante quanto conceder coisas, principalmente entre aqueles que mandam."

Mas como dizer não sem causar impressão desagradável?

"O que importa é o modo de fazê-lo. O não de uns é mais apreciado do que o sim de outros: um não enfeitado agrada mais do que um sim lacônico."

Texto original em espanhol do aforismo 70 do "Oráculo de Bolso":

"Saber negar. No todo se ha de conceder, ni á todos; tanto importa como el saber, saber conceder, y en los que mandan es atencion urgente; aquí entra el modo. Más se estima el no de algunos que el sí de otros; porque un no dorado satisface más que un sí á secas. Hay muchos que siempre tienen en la boca el no, con que todo lo desazonan. El no es siempre el primero en ellos, y aunque despues todo lo vienen á conceder, no se les estima, porque precedió aquella primera desazon. No se han de negar de rondon las cosas; vaya á tragos el desengaño; ni se ha de negar del todo, que sería desahuciar  la dependencia; queden siempre algunas reliquias de esperanza, para que templen lo amargo del negar; llene la cortesía el vacío del favor, y suplan las buenas palabras la falta de las obras. El no y el sí son breves de decir y piden mucho pensar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário