Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..

Cada um é uma esfinge no espelho. Por isso, interrogamos o ser e a existência..
Édipo consulta o oráculo

Pesquise o blog, a WEB, meus links, meus blogs e sites!

Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Ética profissional - Uma introdução ao problema da postura profissional em redes sociais

Quando a humanidade deixou de usar carroças e passou a usar automóveis, muitos ferreiros pensaram que aquilo era uma moda passageira e perderam o bonde da história. Isso é um exemplo de como certas mudanças produzem um impacto intenso e duradouro na comunidade humana. Assim foi com a transição das máquinas de escrever para os computadores, das cartas para o uso do e-mail, e mais recentemente, com o advento das redes sociais na Internet.
O conceito é o de aproveitar o espaço virtual para aproximar pessoas que apresentam afinidades de algum tipo. Os grupos de afinidade podem ser compostos por familiares, amigos, fãs de Elvis Presley, advogados, isto é, tantos quanto existem possibilidades. 
Cada rede social apresenta peculiaridades, critérios particulares,mas em geral visam direcionar você às áreas de afinidade específica. Alguns desses serviços estão voltados mais para o aspecto profissional e outros mais para o social.  
Ocorre uma grande pulverização de informação na rede, mas, por outro lado, ocorre também a intersecção imediata que o programa faz entre você e suas afinidades, criando a partir disto novas situações e possibilitando uma grande interatividade entre as pessoas que tem interesses comuns.
Outro conceito, que não é semelhante, mas complementar, é o dos "mecanismos de busca" oferecidos gratuitamente na Internet. Esqueceu alguma coisa? Pergunte ao mecanismo de busca. Ele permite pesquisar em velocidade extraordinária  praticamente qualquer informação ou fato registrados. Não há como garantir que a resposta à sua pergunta seja válida, pois na rede há muita coisa distorcida ou falsa.
 Uma das peculiaridades que chamam a atenção das empresas  é que as buscas podem ser direcionadas para determinados resultados. Torna-se crucial para as empresas saber como fazer para aparecer logo na primeira página sobre o assunto da busca, pois esta é a unica que o usuário abrirá com certeza.
De olho nesse fenômeno social, as empresas e organizações em geral passaram a estudar e estão começando a compreender como operam essas redes sociais e mecanismos de busca. Naturalmente, a finalidade é a de se adaptar aos novos tempos e aproveitar o manancial de oportunidades de negócios que surgem da utilização das novas formas de comunicação.

Os novos tempos trouxeram problemas estratégicos para as empresas. Um deles é dado na impossibilidade de controle do que está na circulando na Internet. Um executivo pode ter saído de uma reunião importante e sem querer pode mencionar na rede social detalhes sobre um plano sigiloso da empresa para um "amigo confiável" (só que a rede não é confiável). Por azar, a empresa concorrente fica sabendo dos planos e, através dessa inesperada antecipação, consegue neutralizar a empresa concorrente. A concorrente era inovadora, mas tinha um executivo imprudente.
O que existe de eticamente mais relevante nesse caso é que os especialistas percebem uma confusão entre a vida pessoal e a vida profissional, porque ainda não estamos muito acostumados a usar o espaço virtual, que é um espaço público sim, porém utilizado em espaço privado.
Essa ambiguidade entre espaços público e privado cria uma condição psíquica para que a pessoa fale demais. Ela pensa estar cochichando, mas todo mundo pode ouvir.
Devido a fatos e considerações como os mencionados acima, criou-se a necessidade de discutir uma ética profissional no espaço virtual, em especial uma ética do uso profissional da rede social. Procurando refletir sobre essa questão atual, que preocupa tanto advogados como psicólogos, foi elaborada uma palestra sobre "Postura profissional em redes sociais", que trata do assunto de modo a sensibilizar as empresas e profissionais em geral sobre a necessidade de não apenas criar regras éticas para o ambiente físico da empresa, mas também para o uso do espaço virtual por funcionários. A mistura do pessoal com o profissional ocasiona perdas financeiras importantes, frustração, credibilidade abalada, demissões, e assim por diante.

Nessa série de comentários sobre postura profissional será dada atenção ao fenômeno da exposição do profissional no mundo das redes de relacionamentos. 

Os títulos dos posts seguintes são:

- Não tente evitar as redes sociais, elas estão aí para ficar.
- Ser espontâneo ou controlar a sua imagem?
- De olho no futuro.

Espero que a leitura seja proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário